Simulação baseada na web: uma ferramenta para o ensino de enfermagem em terapia intensiva

Autores

  • Sayonara de Fatima Faria Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Heimar de Fatima Marin Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002

Palavras-chave:

informática em enfermagem, internet, educação em enfermagem

Resumo

Este estudo teve por objetivos desenvolver, implementar e avaliar uma simulação em terapia intensiva, utilizando a tecnologia web, para o ensino de graduação em enfermagem. Foi utilizada metodologia adaptada para construção de material instrucional em ambiente de ensino web, composta por três fases de avaliação (ergonômica, pedagógica e usabilidade), realizadas por webdesigners/programadores, docentes/enfermeiros e alunos do curso de graduação em enfermagem. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados três diferentes formulários de avaliação, baseados em escala Likert de cinco pontos, após a utilização da simulação. Os resultados apresentados nos formulários mostram análises positivas em todas as avaliações, destacando na avaliação pedagógica o estímulo ao aprendizado e na avaliação de usabilidade a satisfação dos alunos na utilização do ambiente e a facilidade de manuseio, traduzindo a indicação do uso dessa simulação para melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Simulação baseada na web: uma ferramenta para o ensino de enfermagem em terapia intensiva. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(1), 7-13. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002