Autoestima em adolescentes com obesidade: revisão de escopo

Autores

  • Chrisllayne Oliveira da Silva Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.
  • Nanielle Silva Barbosa Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.
  • Ana Larissa Gomes Machado Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.
  • Ítalo Arão Pereira Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coxim, MS, Brasil.
  • Ana Maria Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.
  • Márcia Astrês Fernandes Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7936.4889

Palavras-chave:

Adolescente; Autoimagem; Obesidade; Bem-Estar Psicológico; Enfermagem; Revisão.

Resumo

Objetivo:   mapear as evidências científicas sobre a avaliação, percepção e intervenções direcionadas à autoestima em adolescentes com obesidade. Método:  revisão de escopo, cujo protocolo foi registrado na plataforma Open Science Framework com o identificador 10.17605/OSF.IO/C6W72. Foram incluídos estudos primários e secundários, disponíveis na íntegra, sem restrição temporal e de idioma, de oito bases de dados e literatura cinzenta. Cartas ao editor, estudos em fase de protocolo ou ainda sem resultados foram excluídos. Resultados:   foram selecionados 39 estudos para análise. A síntese de evidências sobre a avaliação, percepção e intervenções dos adolescentes com obesidade investigados indicou a baixa autoestima, a qual esteve relacionada ao sexo feminino, à vergonha corporal, à exposição à vitimização por pares, a sintomas depressivos e ao baixo desempenho escolar. As intervenções com potenciais resultados na melhora da autoestima estavam relacionadas à redução do peso, como práticas esportivas, programas educativos e apoio familiar. Conclusão:   existe uma relação complexa entre a obesidade em adolescentes e a baixa autoestima, tornando fundamental o estabelecimento de boas práticas alimentares e atividades físicas regulares, além do suporte emocional aos adolescentes considerando as dimensões biopsicossociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2026-08-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Silva, C. O. da, Barbosa, N. S., Machado, A. L. G., Ribeiro, Ítalo A. P., Santos, A. M. R. dos, & Fernandes, M. A. (2026). Autoestima em adolescentes com obesidade: revisão de escopo. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 34, e4889. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7936.4889