Efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares a respeito de queimaduras infantis em ambiente doméstico

Autores

  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Débora Morais Pereira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Edinalva Neves Nascimento Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010

Palavras-chave:

queimaduras, educação em saúde, orientação, família

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares de crianças a respeito de queimaduras em ambiente doméstico. Participaram 40 familiares de crianças menores de quatro anos, divididos igualmente em grupos intervenção e controle. Foram realizadas entrevista inicial, ação educativa com folder de queimaduras e entrevista após uma semana. As respostas foram comparadas, utilizando-se teste estatístico de Fisher. Na primeira entrevista, registrou-se 60 respostas de situações de risco no grupo controle e 62 no grupo intervenção; na segunda, aumentou para 61 e 80 indicações, respectivamente. Na primeira entrevista, 90% dos participantes do grupo controle e 80% do grupo intervenção verbalizaram acreditar que a queimadura infantil pode ser evitada; na segunda, a indicação diminuiu para 84% e aumentou para 100%, respectivamente. Este estudo mostrou a importância da orientação com folder de queimaduras em ambiente doméstico.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares a respeito de queimaduras infantis em ambiente doméstico. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(3), 341-346. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010