Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem

Autores

  • Vania Daniele Paranhos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Manuela Rino Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100017

Palavras-chave:

Currículo, Educação em Enfermagem, Metodologia, Educação Baseada em Competências, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(1), 109-115. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100017