O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600012Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, AprendizagemResumo
Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(6), 1123-1130. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600012