O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal

Autores

  • Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eulina Patricia Oliveira Ramos Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200005

Palavras-chave:

Enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

O estudo buscou conhecer as percepções de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem acerca de sua formação para o cuidado transpessoal. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em quatro universidades públicas da Bahia, com 16 formandos (amostragem não probabilística), através de entrevista semiestruturada, analisada por meio do discurso do sujeito coletivo. Os resultados expressaram os sentimentos dos discentes diante do desafio do cuidado transpessoal, as habilidades psicocognitivas necessárias para a práxis intersubjetiva, as percepções acerca da grade curricular em relação à dimensão psicoemocional do ser e o desenovelando dos nós críticos - estratégias sugeridas. As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científico. Sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam metodologia interativa capaz de subsidiar práxis de cuidado mais humana, sensível e intersubjetiva.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(2), 252-260. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200005