Movimentos da educação permanente em saúde, desencadeados a partir da formação de facilitadores
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200025Palavras-chave:
Educação, Política de Saúde, Formação de Recursos HumanosResumo
Tem-se, aqui, por objetivo, cartografar os movimentos de educação permanente em saúde, na região de Araraquara, São Paulo, Brasil, disparados a partir do curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública. É estudo de abordagem qualitativa, sustentado pelo referencial teórico da análise institucional na linha esquizoanalítica, sendo os dados coletados mediante grupos operativos com concluintes do referido curso. Os resultados agrupados em dois planos: micropolítica e organização, apontam, em relação à micropolítica, que houve produção de diferentes conceitos sobre educação permanente e diferentes formas de institucionalização da mesma. No plano da organização, destacam-se a autonomia e o controle e, ainda, a tênue relação entre tutela e autonomia. Conclui-se que o curso foi importante dispositivo que sofreu capturas, mas, também, produziu mudanças nas práticas.Downloads
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Publicado
2011-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Movimentos da educação permanente em saúde, desencadeados a partir da formação de facilitadores . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(2), 411-420. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200025