Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem

Autores

  • Alva Helena de Almeida Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; Coordenadoria Regional de Saúde - Sudeste
  • Cássia Baldini Soares Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000300022

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Docentes de Enfermagem

Resumo

Na perspectiva da saúde coletiva, objetivou-se analisar como se processa, na contemporaneidade, o ensino de educação em saúde em cursos de graduação em Enfermagem. As instituições de ensino foram selecionadas de maneira a representar o setor público e o privado. Os sujeitos, docentes responsáveis pelo desenvolvimento da temática, foram identificados a partir da indicação dos coordenadores dos cursos. Desenvolveu-se pesquisa de caráter exploratório-descritivo-analítico, com abordagem qualitativa, que se utilizou de análise documental, de entrevista semiestruturada, com base em roteiro, cuja análise seguiu os passos da análise de conteúdo e identificação de núcleos temáticos. Os resultados evidenciaram que o ensino desenvolvido permanece majoritariamente vinculado ao modelo biomédico preventivo, e que as concepções de educação crítica e as práticas educativas populares são escassas, devido à deficitária formação política dos docentes e, mais amplamente, como consequência do enfrentamento de contexto acadêmico de implementação do ideário neoliberal.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(3), 614-621. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000300022