Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem

Autores

  • Rosa Cristina Correia Lopes Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Zaida de Aguiar Sá Azeredo Universidade do Porto; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
  • Rogério Manuel Clemente Rodrigues Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600010

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Relações Interpessoais, Competência Clínica, Educação Baseada em Competências, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: identificar as necessidades manifestadas pelos estudantes de enfermagem na área das competências relacionais. MÉTODO: estudo, qualitativo com características exploratório-descritivas, a amostra aleatória incluiu 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de selecção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Coleta de dados realizada por meio da Ficha de Avaliação de Necessidades Relacionais com análise de conteúdo dos dados. RESULTADOS: indicaram que nesta fase da formação, os estudantes detêm um conceito de cuidar em Enfermagem centrado na execução de tarefas e técnicas de enfermagem em vez de na cientificidade do saber em Enfermagem e, que globalmente estão cientes que um maior desenvolvimento pessoal, um melhor conhecimento de si será determinante para o bem-estar pessoal e social e ser um bom profissional. CONCLUSÃO: as evidências permitirão aprimorar o programa de intervenção a desenvolver com estes estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem . (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(6), 1081-1090. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600010