Cursos de mestrado acadêmico na área de enfermagem: análise da carga horária

Autores

  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Josicélia Dumêt Fernandes Universidade Federal da Bahia; Escola de Enfermagem
  • Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600018

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Superior, Educação de Pós-Graduação, Educação em Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: identificar, entre os cursos de Mestrado Acadêmico dos programas de pós-graduação em enfermagem brasileiros, analisados por ocasião da avaliação trienal (2007-2009) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a carga horária informada pelos programas para a formação de mestre. MÉTODO: trata-se de estudo descritivo, quantitativo, documental, com dados coletados em julho de 2010, mediante consulta aos relatórios da citada Coordenação, no quesito "Propostas dos Programas", dos Cadernos de Indicadores, disponíveis na web. RESULTADOS: foram encontradas discrepâncias entre as cargas horárias dos 32 cursos de Mestrado Acadêmico das diversas regiões do Brasil, sendo que a menor carga horária foi de 315 horas e a maior de 1.530 horas. CONCLUSÕES: há necessidade de maior discussão acerca da carga horária necessária à formação das competências e habilidades para o perfil desejado do egresso. O estudo propicia avanços no conhecimento da enfermagem, pois não foram identificadas investigações pregressas que tratem de tal tema. Espera-se que os cursos de Mestrado Acadêmico de enfermagem percebam-se nesse processo e revejam suas decisões pedagógicas, à luz dos novos modelos de formação/capacitação dos profissionais de enfermagem, centrados na ciência, tecnologia e inovação na área.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cursos de mestrado acadêmico na área de enfermagem: análise da carga horária . (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(6), 1152-1160. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600018