A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família

Autores

  • Líliam Barbosa Silva Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Sônia Maria Soares Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Maria Júlia Paes da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Graziela da Costa Santos Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Maria Teresinha de Oliveira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022

Resumo

MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. RESULTADOS: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. CONCLUSÃO: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(2), 632-640. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022