Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000400022Resumo
OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora.Downloads
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Publicado
2013-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(4), 990-997. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000400022