Acolhimento com classificacao de risco em hospitais de ensino: avaliacao da estrutura, processo e resultado
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000500023Resumo
OBJETIVO: avaliar, na ótica dos trabalhadores, a estrutura, o processo e o resultado de Serviços Hospitalares de Emergência que adotam a diretriz Acolhimento com Classificação de Risco, em dois hospitais de ensino do Estado do Paraná. MÉTODO: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória e prospectiva de amostragem aleatória e estratificada por categoria profissional, constituída por 216 profissionais. RESULTADOS: apontaram pontos concordantes em relação à promoção de ambiente acolhedor e humano, privacidade e segurança, acolhimento do acompanhante e acolhimento e classificação de todos pacientes, porém, houve discordância sobre o conforto do ambiente, sistema de referência e contrarreferência, priorização de pacientes graves no atendimento pós-classificação, comunicação entre os membros da equipe multiprofissional e reavaliação da diretriz. CONCLUSÃO: os trabalhadores avaliam o desenvolvimento da diretriz como precário, em razão, principalmente, da falta de estrutura física e deficiências no processo de atendimento.Downloads
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Publicado
2013-09-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Acolhimento com classificacao de risco em hospitais de ensino: avaliacao da estrutura, processo e resultado . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(5), 1179-1187. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000500023