Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco
DOI:
https://doi.org/10.1590/0104-1169.3094.2384Resumo
OBJETIVO: avaliar a identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda e analisar a intensidade da relação entre idade e tempo de experiência com os distúrbios de saúde autorreferidos pelos aprendizes, antes e depois da intervenção socioambiental de enfermagem. MÉTODO: trata-se de estudo quase-experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 86 aprendizes de solda de entidade privada. RESULTADOS: os resultados mostram diferença significativa para a diferença das médias pré e pós-teste e aumento da média pós-teste para o sistema cardiovascular, respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação negativa da idade dos aprendizes de solda com a identificação de distúrbios de saúde. CONCLUSÃO: a intervenção socioambiental de enfermagem propiciou informações de saúde sobre os distúrbios de saúde relacionados à atividade de solda. Tais informações possibilitaram aos aprendizes avaliar as informações e, mediante essas, autorreferir distúrbios de saúde.Downloads
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Publicado
2014-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(1), 43-50. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3094.2384