Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios

Autores

  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Cristina Maria Garcia de Lima Parada Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Enfermagem
  • Francine de Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Zenith Rosa Silvino Universidade Federal Fluminense; Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Luana Cássia Miranda Ribeiro Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403

Resumo

OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(2), 204-210. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403