Pressupostos teóricos da sensibilidade de Maffesoli e Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação de Enfermagem

Autores

  • María-Aurora Rodríguez-Borrego Universidad de Córdoba; Hospital Universitario Reina Sofía; IMIBIC
  • Rosane Gonçalves Nitschke Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem
  • María-Dolores Guerra-Martín Universidad de Sevilla; Facultad de Enfermería
  • Carmen González-Galán

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3065.2444

Resumo

OBJETIVO: compreender o cotidiano e o imaginário dos alunos de Enfermagem em seu processo socializador do conhecimento, através da estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas. MÉTODO: Pesquisa-Ação, desenvolvida com 86 alunos da segunda turma de um curso de graduação em Enfermagem, na Espanha. Utilizou-se um Questionário de Incidências Críticas e Entrevista Grupal, análise temática/categorial, triangulação de investigadores, sujeitos e técnicas. RESULTADOS: os estudantes indicaram a necessidade de se ter uma visão de dentro, reforçando a crítica contra o dualismo esquemático; a Aprendizagem Baseada em Problemas possibilita: aprender a estar com o outro, com sua solidariedade mecânica e orgânica; o sentir juntos, com ênfase no aprender a trabalhar em grupo e querer estar próximo daquele que cuida. CONCLUSÕES: as grandes contradições vividas pelos protagonistas do processo, os estudantes, parecem expressar que a aprendizagem grupal não é uma forma de ganhar conhecimentos, ao tirar seu tempo para estudar. O cotidiano, o tempo de execução e o imaginário de como precisa ser a aprendizagem parece não possuir um ponto de encontro na utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas. Reforça-se a importância de enfocar o cotidiano e o imaginário quando se pensa na educação em enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pressupostos teóricos da sensibilidade de Maffesoli e Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação de Enfermagem . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(3), 504-510. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3065.2444