Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem

Autores

  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Rui Carlos Negrão Baptista Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Verónica Rita Dias Coutinho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Manuel Alves Rodrigues Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3128.2451

Resumo

Objetivo: realizar a adaptação cultural e validação de uma versão portuguesa da Self-confidence Scale. Método: estudo descritivo, exploratório, de investigação metodológica, de adaptação e validação de instrumento de medida. Foram cumpridas as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão, pré-teste e avaliação semântica. A avaliação foi desenvolvida com 178 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Foram respeitados os princípios éticos. Resultados: a análise de consistência interna da escala revela bons valores de alpha (0,92 no global e superiores a 0,83 para as diferentes dimensões). A análise fatorial apresenta uma solução com três fatores, tendo esses significado racional. Conclusão: a escala é de fácil resposta e compreensão. Pelos resultados obtidos, pode-se afirmar que a escala revela boas propriedades psicométricas, apresentando elevado potencial para utilização em investigações futuras.

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Publicado

2014-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(4), 554-561. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3128.2451