A percepção de docentes do curso de graduação em enfermagem e obstetrícia de uma universidade pública federal sobre a integração docente assistencial

Autores

  • Helena Eri Shimizu Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500007

Palavras-chave:

integração, ensino, assistência, enfermagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo explicitar a percepção de docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do Distrito Federal sobre a Integração Docente Assistencial (IDA). Para compreender a vivência das enfermeiras docentes, optou-se pela vertente metodológica da fenomenologia, segundo a modalidade da estrutura do fenômeno situado. Desvelou-se que: a IDA é um desafio a ser superado pelos enfermeiros docentes e assistenciais; a infra - estrutura adequada é imprescindível para a efetiva integração entre o ensino e a assistência e, finalmente que a IDA beneficiará ambas as instituições: ensino e assistência.

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Publicado

1999-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A percepção de docentes do curso de graduação em enfermagem e obstetrícia de uma universidade pública federal sobre a integração docente assistencial. (1999). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(5), 51-58. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500007