Fundamentos de Enfermagem: incidentes críticos relacionados à prestação de assistência em estágio supervisionado

Autores

  • Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Suely Nogueira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000600011

Palavras-chave:

prestação de cuidados de saúde, assistência terminal, enfermagem

Resumo

A disciplina de Fundamentos de Enfermagem introduz o aluno em estágio, podendo gerar ansiedade, tensão. O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos positivos/negativos relacionados à prestação de assistência em estágio supervisionado, a partir da técnica dos incidentes críticos (1). Foram sujeitos alunos do 2°, 3° e 4° anos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Identificamos 95 relatos: 48(50,5%) positivos e 47(49,5%) negativos. A positividade foi atribuída à presença solidária do professor, mediando o processo ensino-aprendizagem; a negatividade, à insensibilidade dos profissionais frente à dor e à morte.

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Publicado

2002-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fundamentos de Enfermagem: incidentes críticos relacionados à prestação de assistência em estágio supervisionado. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(6), 819-824. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000600011