O significado de drogas para o aluno de enfermagem segundo o modelo de crenças em saúde de Rosenstock

Autores

  • Neris Marina Ortega de Medina Universidad de Carabobo; Escuela de Enfermería
  • Ever Agustín Osorio Rebolledo Universidad de Carabobo; Escuela de Enfermería
  • Luiz Jorge Pedrão Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000700004

Palavras-chave:

crenças em drogas, crenças em saúde, modelo de crenças, enfermagem

Resumo

Descobrir as percepções que tem os estudantes de enfermagem para a construção do significado de drogas, foi o objetivo geral desta pesquisa. O estudante de enfermagem como pessoa jovem e futuro profissional de saúde, está imerso em um contexto cultural que inexorávelvente lhe facilita o contato com drogas legais e ilegais. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. A coleta de dados foi realizada com estudantes de enfermagem de ambos os sexos através de entrevista semi-estruturada. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise temática. Evidenciaram-se oito categorias de crenças mediante as quais o estudante construiu o significado das drogas.

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Publicado

2004-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O significado de drogas para o aluno de enfermagem segundo o modelo de crenças em saúde de Rosenstock. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(spe), 316-323. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000700004