Programa para fortalecer fatores protetores que limitam o consumo de tabaco e álcool entre estudantes de educação média

Autores

  • Santiaga Enriqueta Esparza Almanza Universidad Autónoma de Nueva León
  • Sandra Cristina Pillon Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000700005

Palavras-chave:

autoestima, assertividade, estudante, educação média, tabaco, álcool, enfermagem

Resumo

Os programas dirigidos aos adolescentes indicam que as intervenções mais efetivas para prevenir o consumo de tabaco e álcool incluem treinamento das habilidades sociais. No presente estudo desenvolveu-se uma intervenção educativa destinada a fortalecer os fatores protetores, autoestima e assertividade, aplicando canais de prevenção primária. O Modelo de Etapas Motivacionais de Componentes Múltiplos e a Teoria do Aprendizado Social proporcionam sustento teórico no presente estudo. Foram realizadas mensurações antes e depois de ter concluído a intervenção. Resultados: encontrou um aumento de autoestima com Me = 63.1 na primeira mensuração Me=84.38 ao final da intervenção. No nível de assertividade se aperfeiçoou significativamente de Me=60 a 81.2 ao finalizar a intervenção no grupo experimental (p<.001). As médias de autoestima e assertividade foram significativamente maiores no grupo experimental comparado com o grupo controle (p<.001).

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Publicado

2004-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Programa para fortalecer fatores protetores que limitam o consumo de tabaco e álcool entre estudantes de educação média. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(spe), 324-332. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000700005