Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional , Redes de Comunicação de Computadores , Família , Cuidado Pós-Natal , Recém-Nascido , Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares. Método: estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%). Resultados: na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%). Conclusão: o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks, computadores, smartphones ou tablets.

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Biografia do Autor

  • Iasmym Alves de Andrade Soares, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

    Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Brasil. 

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4198. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198