Telessaúde na atenção primária à saúde: um estudo das atividades e do tempo despendido pelos profissionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7255.4501Palavras-chave:
Enfermagem , Atenção Primária à Saúde , Serviços de Telessaúde, Estudos de Tempo e Movimento , Serviços de Saúde, Prática ProfissionalResumo
Objetivo: descrever as atividades de telessaúde realizadas pelos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: estudo observacional descritivo, com utilização da metodologia time-motion. A amostra foi composta por 31 equipes de Saúde da Família, 14 equipes de Saúde bucal e duas equipes multidisciplinares que atuam na APS. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento de carga de trabalho adaptado. Foi realizada a análise descritiva dos dados considerando o tempo total, tempo médio e porcentagem das atividades conforme a categoria profissional e a modalidade de telessaúde. Resultados: foram observadas 632 atividades de telessaúde, representando 2,67% do total de atividades. A modalidade mais utilizada foi a ligação de voz (60,28%). O tempo médio da consulta de enfermagem foi de 4,86 minutos e 6,17 minutos para consulta médica. O maior número de atividades e de tempo despendido de telessaúde na APS foi realizada pela equipe de enfermagem. Conclusão: os profissionais da APS realizam diversas atividades de telessaúde, predominantemente por ligação de voz, com expressividade da equipe de enfermagem. Além disso, o estudo apresenta o tempo dedicado e a distribuição das atividades, subsidiando discussões sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.