Violência física como prática educativa

Autores

  • Carolina Jacomini do Carmo Sao Paulo Federal University; Paulista Medical School
  • Maria de Jesus C. S. Harada Sao Paulo Federal University; Paulista Medical School

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600004

Palavras-chave:

violência doméstica, maus-tratos infantis, enfermagem pediátrica

Resumo

Estudo descritivo e correlacional, realizado em um hospital de ensino, em 2004, objetivando conhecer se, dentro do contexto de violência doméstica, os pais utilizam a violência física como prática educativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada para caracterizar a população, e situações do cotidiano familiar para identificar a atitude dos pais no processo de educação. Resultados: A situação de maior vulnerabilidade para o uso de violência física foi a de desobediência às ordens pré-determinadas (40%), seguida pela situação na qual a criança furta algo, com 31,7% dos casos. Foi significante (p= 0,020) o uso da violência física como prática disciplinadora, associado ao desemprego. Quarenta por cento da população afirma impor sua vontade sobre seu filho, e 57% ter apanhado de seus pais em situações de impor limites. Julga-se importante o conhecimento e a reflexão dos fatores que envolvem a violência doméstica, para alicerçar programas de prevenção e que sejam capazes de gerar uma consciência coletiva.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Violência física como prática educativa. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 849-856. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600004