A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas

Autores

  • Carina Ceribelli OMS
  • Lucila Castanheira Nascimento OMS
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Regina Aparecida Garcia de Lima Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100013

Palavras-chave:

criança hospitalizada, biblioterapia, enfermagem pediátrica, humanização da assistência

Resumo

O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é estratégia adotada por diversas instituições de saúde com o objetivo de levar à criança e ao adolescente hospitalizados a mediação de leitura de histórias infanto-juvenis, por intermédio de profissionais e voluntários capacitados para tal função. O objetivo deste trabalho é apreender em que medida a estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. Para tanto, a coleta de dados empíricos foi realizada mediante a entrevista semi-estruturada com mediadores e crianças maiores de sete anos e a observação de sessões de mediação de leitura. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados e constatou-se que a mediação de leitura facilita os diálogos e o relacionamento, amplia o processo diagnóstico e terapêutico e valoriza o processo de desenvolvimento de crianças, familiares e equipe de saúde.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(1), 81-87. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100013