Avaliação do estudante na educação remota (ER) e à distância (EAD): como desenvolver de modo efetivo, enfatizando a devolutiva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184773Palavras-chave:
Avaliação educacional, Avaliação do estudante, Educação profissional, Educação à distância, Covid-19, Avaliação formativaResumo
A avaliação do estudante, que constitui parte essencial da sua educação, sobretudo nas profissões da saúde, vem sofrendo grandes avanços nos seus conceitos fundamentais e, sobretudo, na sua prática cotidiana. Boa parte dessas mudanças relaciona-se à crescente utilização de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pela tecnologia da informação e comunicação (educação à distância ou ensino remoto), que foi, mais recentemente, acelerada pela pandemia do COVID-19. Deve ser também destacado que parte dessas mudanças implicou em maior reconhecimento da grande efetividade da avaliação formativa, desenvolvida, sobretudo, por meio da prática da devolutiva (feedback) frequente e de boa qualidade, seguindo recomendações técnicas adequadas. Neste artigo, apresentam-se alguns conceitos básicos de avaliação educacional e da avaliação do estudante, discute-se o papel estratégico da avaliação formativa e o poder da devolutiva (feedback), descrevem-se algumas das características da devolutiva efetiva e as correspondentes recomendações para a sua prática e descreve-se brevemente um conjunto de sugestões sobre possíveis maneiras efetivas de praticar a avaliação do estudante na educação remota e à distância, com ênfase na finalidade formativa, mas sem desconsiderar a somativa, que implica na tomada de decisões como aprovação ou reprovação.
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