Desenvolvimento de uma aplicação móvel baseada em jogos para o ensino da Anatomia de estudantes da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.218161

Palavras-chave:

Smartphone, Gamificação, Estudantes, Anatomia

Resumo

Introdução: As aplicações móveis baseadas em jogos vêm ganhando destaque como ferramentas poderosas para auxiliar o processo de aprendizagem. No estudo da anatomia humana, a utilização de aplicações parece promissora, visto que pode proporcionar aos estudantes uma forma interativa e acessível de explorar e compreender a complexidade do corpo humano. Objetivo: Descrever o desempenho em plataformas digitais de uma aplicação desenvolvida para ajudar os estudantes de saúde a aprender conteúdos de anatomia humana. Métodos: Esta aplicação móvel foi desenvolvida na linguagem de programação Dart e disponibilizada para os sistemas Android e iOS. O Anatomania App foi desenvolvido com uma abordagem multifacetada para o ensino da anatomia humana, incluindo recursos como quizzes, lições em texto, vídeos explicativos e flashcards. Estas opções podem ser ajustadas de acordo com as preferências e definições individuais. Resultados: Esta aplicação móvel teve um total de 85.807 downloads e 82.839 utilizadores registados. Esta aplicação teve uma elevada frequência de utilizadores de países de língua portuguesa como o Brasil, Angola, Portugal e Moçambique. Conclusão: Esta aplicação educativa demonstrou ter potencial para promover uma abordagem mais eficaz e interativa na aprendizagem da anatomia.

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Biografia do Autor

  • José Vitor de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, (MA), Brasil

    Estudante de Medicina

  • Victor Hugo da Silva Mendes, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, (MA), Brasil

    Estudante de Medicina

  • Vandilson Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, (MA), Brasil

    Doutorado, Professor Adjunto

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Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Rodrigues VP. Desenvolvimento de uma aplicação móvel baseada em jogos para o ensino da Anatomia de estudantes da área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 13º de dezembro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];57(2):e-218161. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/218161