Educação interprofissional na pós-graduação stricto sensu em saúde: percepção dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225103Palavras-chave:
Educação interprofissional, Educação de Pós-graduação, Educação permanente, Sistema Único de SaúdeResumo
A pós-graduação stricto sensu tem se constituído em espaço formativo privilegiado para o aprimoramento profissional na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Neste contexto, a Educação Interprofissional se destaca como potente estratégia de transformação do trabalho em saúde. Este artigo analisou a percepção dos docentes formadores a partir da vivência na disciplina de Educação Interprofissional em Saúde, no contexto da pós-graduação stricto sensu. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva-analítica tendo como participantes os sete docentes envolvidos na disciplina, no âmbito de dois Programas de Pós-Graduação de uma universidade federal. Para a autoavaliação da disciplina foi utilizado o mapa da empatia como ferramenta direcionadora para a construção das narrativas. Os conteúdos foram tratados com a análise temática. A disciplina mostrou-se como uma proposta inovadora e vanguardista no contexto da pós-graduação stricto sensu e contribuiu para o debate sobre a formação de profissionais no binômio saúde-educação e o desenvolvimento de competências colaborativas, instrumentalizando os pós-graduandos para atuarem como multiplicadores dos princípios e pressupostos da interprofissionalidade. Ao vivenciar uma experiência tão potente como esta, a percepção dos docentes aponta que a disciplina pode representar uma frente significativa para a difusão da Educação Interprofissional no país, contribuindo para transformações efetivas no ensino e no trabalho em saúde.
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