As ferramentas formativas acessadas pelo Projeto de Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde a partir da educação interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225126Palavras-chave:
Universidades, Educação interprofissional, Sistema Único de SaúdeResumo
O VER-SUS é uma experiência de educação interprofissional, promovendo o conhecimento sobre a lógica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a interação entre categorias profissionais distintas e a atuação em equipe. O estudo tem como objetivo analisar as ferramentas formativas acessadas pelo projeto VER-SUS a partir da educação interprofissional. Trata-se de uma pesquisa intervenção cartográfica, com abordagem qualitativa, realizada com 46 egressos do Projeto VER-SUS, que vivenciaram o projeto durante o período da graduação. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas e observação participantes. A análise foi norteada pela atitude cartográfica, incorporada pelo referencial teórico-metodológico da esquizoanálise e da filosofia da diferença, com suporte do software N VIVO 11. A experiência de educação interprofissional propiciada pelo VER-SUS possibilita o desenvolvimento de ferramentas formativas, que analisadas a partir da filosofia da diferença, propõe a construção de capacidades e qualificações significativas para a formação para o SUS. O VER-SUS é um processo dinâmico e contínuo de transformação e aprendizado, que afeta os egressos, os territórios que habitam e a forma como interpretam e agem diante da realidade, por meio da produção de afetos, efeitos e transformações, configurando-se como um espaço de resistência e construção coletiva na formação na saúde, onde se negociam diferentes interesses e se produzem novas formas de cuidado em defesa da vida, da formação e do SUS.
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