As ferramentas formativas acessadas pelo Projeto de Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde a partir da educação interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225126

Palavras-chave:

Universidades, Educação interprofissional, Sistema Único de Saúde

Resumo

O VER-SUS é uma experiência de educação interprofissional, promovendo o conhecimento sobre a lógica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a interação entre categorias profissionais distintas e a atuação em equipe. O estudo tem como objetivo analisar as ferramentas formativas acessadas pelo projeto VER-SUS a partir da educação interprofissional. Trata-se de uma pesquisa intervenção cartográfica, com abordagem qualitativa, realizada com 46 egressos do Projeto VER-SUS, que vivenciaram o projeto durante o período da graduação. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas e observação participantes. A análise foi norteada pela atitude cartográfica, incorporada pelo referencial teórico-metodológico da esquizoanálise e da filosofia da diferença, com suporte do software N VIVO 11. A experiência de educação interprofissional propiciada pelo VER-SUS possibilita o desenvolvimento de ferramentas formativas, que analisadas a partir da filosofia da diferença, propõe a construção de capacidades e qualificações significativas para a formação para o SUS. O VER-SUS é um processo dinâmico e contínuo de transformação e aprendizado, que afeta os egressos, os territórios que habitam e a forma como interpretam e agem diante da realidade, por meio  da produção de afetos, efeitos e transformações, configurando-se como um espaço de resistência e construção coletiva na formação na saúde, onde se negociam diferentes interesses e se produzem novas formas de cuidado em defesa da vida, da formação e do SUS.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Fortaleza, (CE), Brasil

    Doutora, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva 

  • Juliana Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Saúde, Fortaleza, (CE), Brasil

    Graduanda, Curso de Terapia Ocupacional 

  • Lucas Dias Soares Machado, Instituto Federal da Paraíba, Campus Mangabeira, João Pessoa, (PB), Brasil

    Doutor, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

  • Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Saúde da Família, Sobral, (CE), Brasil

    Doutor, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família 

  • Ricardo Burg Ceccim, Associação Rede Unida, Porto Alegre, (RS), Brasil

    Doutor, Pesquisador da Associação Rede Unida 

  • Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Saúde, Fortaleza, (CE), Brasil

    Doutor, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

  • Eduardo Carvalho de Souza, Universidade Católica de Santos, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Santos, (SP), Brasil

    Doutor, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva 

  • Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Saúde, Fortaleza, (CE), Brasil

    Doutora, Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde

Referências

- Finkler M et al. Formação ética de profissionais de saúde: contribuições de uma vivência interprofissional. Interface (Botucatu). 2021; 25: e210096.

- Müller JL et al. A prática interprofissional e a formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Saúde em redes. 2022; 8(sup1): 15-35.

- Cardoso DS. Curricularização da extensão e educação interprofissional: possibilidades de ações colaborativas para mudanças na prática docente. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestra em Saúde Coletiva; 2020.

- Freire JR et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate. 2019; 43: 86-96.

-Fettermann FA et al. Projeto VER-SUS: Influências na formação e atuação do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018; 71: 2922-2929.

-Souza EC et al. Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde: linha de fuga na formação em saúde para uma atuação na saúde coletiva. Saúde em Debate. 2019; 43:897-905.

- Deleuze G; Guattarri F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34; 1995.

- Passos E, Kastrup V, Escóssia L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina; 2009.

- Passos E, Kastrup V, Tedesco S. Pistas do método da cartografia: a experiência da cartografia e o plano comum. Porto Alegre: Sulina; 2016.

-Deleuze G. Espinoza: Filosofia Prática. São Paulo: Escuta; 2002.

-Organização Mundial da Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra, 2010.

- Coronel JPA, Giraud BYJ. La formación de competencias desde el contexto latinoamericano. Revista Universidad y Sociedad, 2022; 14(1), 517-23.

-Cavalcante ASP et al. Movimento estudantil em tempos de adversidade: o papel do estudante na reforma sanitária brasileira. Avances en Enfermería. 2022; 40(1): 134-145.

- Silva ACM, Sei MB. A humanização na formação acadêmica em saúde: perspectiva de egressos de um projeto de extensão. Revista Psicologia e Saúde. 2021; 13(3): 3-18.

-Santos Filho A, Jacinto PMS. O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá-Revista de Ciências Humanas e Linguagens. 2021; 2(3): 382-397.

- Matos LEO, Schott M, Jardim R. Olhares discentes para a integração ensino-serviço-comunidade na formação em saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde. 2021; 5(1): 133-150.

- Nalom DMF et al. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciência & Saúde Coletiva. 2019; 24: 1699-1708.

- Miguel JC. A Curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional. 2023; 19(50).

-Debald B. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Curitiba: Penso Editora; 2020.

- Spagnol CA et al. Interprofissionalidade e interdisciplinaridade em saúde: reflexões sobre resistências a partir de conceitos da Análise Institucional. Saúde em Debate. 2023; 46: 185-195.

- Rolnik S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS; 2011.

-Ferraz CBR. A faísca do encontro: intervenções urbanas como ativadoras de outras territorialidades. Indisciplinar. 2017; 3(4): 134-158.

- Poletto PR, Silva CCB, Batista SHSS. Desenvolvimento da docência para educação interprofissional em saúde. Educação Interprofissional no Brasil: formação e pesquisa. 2022; 1(7): 132-148.

-Viana SBP, Hostins RCL, Beunza JJ. Educação interprofissional na graduação em saúde no brasil: Uma revisão qualitativa da literatura. Revista e-Curriculum. 2021; 19(2): 817-839.

- Batista NA, Uchôa-Figueiredo LR. Educação Interprofissional no Brasil: formação e pesquisa. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida; 2022.

-Gonçalves JRSN et al. Potentialities and limitations of Interprofessional Education during graduation: a systematic review and thematic synthesis of qualitative studies. BMC Medical Educatio. 2023; 23(1): 236.

- Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde. 2020; 18(supl. 1): 1-20.

-Rede Unida. VER-SUS Brasil: cadernos de textos. Porto Alegre: Rede Unida; 2013.

-Costa MV, Azevedo GD, Vilar MJP. Aspectos institucionais para a adoção da Educação Interprofissional na formação em enfermagem e medicina. Saúde em Debate. 2019; 43: 64-76.

-Northern Ontario School Of Medicine. Interprofessional Learning Guide. 2017. Disponível em: https://www.nosm.ca/wp-content/uploads/2018/12/Interprofessional-Education-IPE-Resource-Guide.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2023.

-Chakr VCBG. Trabalho em equipe na área da saúde. Clin Biomed Res. 2021; 41(3): 254-258.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

1.
Cavalcante ASP, Mota JO, Machado LDS, Ribeiro MA, Ceccim RB, Ferreira Júnior AR, et al. As ferramentas formativas acessadas pelo Projeto de Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde a partir da educação interprofissional. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];57(2):e-225126. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/225126