Avaliação do estudante – aspectos gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323Palavras-chave:
Avaliação educacional, Estudante, Educação nas profissões da saúdeResumo
A avaliação do estudante nas profissões da saúde desempenha um papel importante na sua formação. Avaliar significa obter informações que vão ajudar nas tomada de decisões. Assim, é necessário que o planejamento e a execução da avaliação considerem as suas múltiplas finalidades, entre as quais merece destaque a de reforçar o aprendizado (avaliação formativa). O foco da avaliação do estudante deve se concentrar não somente no conhecimento adquirido (habilidades cognitivas), mas também nos domínios psicomotor e afetivo. O planejamento de uma avaliação eficaz no cumprimento de suas funções, leva em conta os objetivos educacionais específicos de cada etapa da formação, de acordo com perfil final desejado de habilidades e competências. A escolha dos métodos deve se pautar no que se deseja avaliar e também nas finalidades da avaliação, considerando validade, fidedignidade, viabilidade, aceitabilidade, impacto educacional e efeito catalítico, como atributos indispensáveis a uma boa avaliação. No cenário atual brasileiro das profissões da saúde ainda prevalece o foco exclusivo na avaliação cognitiva, privilegiando a função somativa, em detrimento da formativa, referenciada por disciplinas e desconsiderando os aspectos afetivos e psicomotores de relevância à sua formação geral. A transformação deste cenário demanda considerar e privilegiar as perspectivas do estudante e capacitar os professores para a avaliação integrativa e transformadora, o que constitui atribuição das escolas, dos sistemas de saúde e dos órgãos reguladores da educação e das profissões.Downloads
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Publicado
2014-11-03
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Seção
Capítulos
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Como Citar
1.
Panúncio-Pinto MP, Troncon LE de A. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 11º de março de 2025];47(3):314-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684