SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO

Autores/as

  • Antonio Pazin Filho Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Sandro Scarpelini Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p162-166

Palabras clave:

Simulação. Educação Médica. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumen

A simulação é uma técnica de ensino que se fundamenta em princípios do ensino baseado em tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total destas tarefas em um modelo artificial, conceituado como simulador. Sua aplicação é relacionada, em geral, à atividades práticas, que envolvam habilidades manuais ou decisões. Historicamente se desenvolveu isoladamente em diversas áreas do conhecimento humano e apenas recentemente começa a ser sistematizada. Diversos estímulos, incluindo aspectos éticos e incentivo para formas mais elaboradas de avaliação, têm fomentado o desenvolvimento da simulação na área médica.

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Biografía del autor/a

  • Antonio Pazin Filho, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

  • Sandro Scarpelini, Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

    Docente. Departamento de Cirurgia e Anatomia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Publicado

2007-06-30

Número

Sección

Capítulos

Cómo citar

1.
Pazin Filho A, Scarpelini S. SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2007 Jun. 30 [cited 2024 May 15];40(2):162-6. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/312