Avaliação inicial dos efeitos psico-pedagógicos dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700009Palabras clave:
Pré-escolares^i1^savalia, Criança^i1^sdesenvolvime, Programa CEAPE^i1^savaliação psicométrResumen
Foi avaliado o desenvolvimento sócio-psicomotor dos pré-escolares submetidos ao processo de recreação do Centro de Educação e Alimentação do Pré-escolar (CEAPE) quando comparados com um grupo controle da mesma comunidade, por meio de um Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-escolar (IADPE) organizado e pré-testado para este fim. Este instrumento mostrou-se sensível para avaliar as diferenças obtidas. Os pré-escolares foram também avaliados por uma "Escala de Comportamento". Tanto em uma avaliação fechada (IADPE) como numa avaliação mais influenciada por fatores subjetivos ("Escala"), revelaram-se diferenças significativas em favor das crianças que frequentavam o programa ("Ceapenses") em relação aos que não freqüentavam ("Não-Ceapenses"). Conjectura-se a provável ocorrência de dificuldades no processo de escolarização das crianças que não freqüentavam o programa.Descargas
Publicado
1981-12-01
Número
Sección
nd124738194
Cómo citar
Fernandes, J., & Gandra, Y. R. (1981). Avaliação inicial dos efeitos psico-pedagógicos dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 64-78. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700009