Avaliação de desempenho e integração docente-assistencial nos hospitais universitários

Autores

  • Maria Stella de Castro Lobo Universidade Federal do Rio de Janeiro; Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; Serviço de Epidemiologia e Avaliação
  • Marcos Pereira Estellita Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia; Departamento de Engenharia de Produção
  • Angela Cristina Moreira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia; Departamento de Engenharia de Produção
  • Roberto Fiszman Universidade Federal do Rio de Janeiro; Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; Serviço de Epidemiologia e Avaliação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000400001

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Internato e Residência^i1^sorganização & administra, Hospitais Universitários, Eficiência Organizacional, Administração Hospitalar, Análise Envoltória de Dados

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o desempenho e a integração entre as dimensões de assistência e de ensino dos hospitais universitários brasileiros. MÉTODOS: Um modelo de data envelopment analysis em redes (network DEA) foi elaborado para aferir o desempenho de hospitais universitários federais, o qual permite considerar a relação entre as dimensões de ensino e de assistência, simultaneamente. Foram utilizados os dados do Sistema de Informação dos Hospitais Universitários do Ministério da Educação, referentes ao segundo semestre de 2003, e os resultados do modelo network foram comparados àqueles dos modelos DEA tradicionais para avaliação das vantagens da nova proposta metodológica. RESULTADOS: A eficiência dos hospitais avaliados variou entre 0,19 e 1,00 (média = 0,54). O escore dimensional mostrou que os hospitais priorizam o ganho de eficiência assistencial. Observou-se que há necessidade de dobrar o número de alunos de medicina e de aumentar os residentes em 14% para que se tornem eficientes na dimensão de ensino. CONCLUSÕES: O modelo mostrou utilidade de aplicação tanto para os gestores das unidades, visando à integração docente-assistencial, como para os órgãos reguladores, na definição de políticas e incentivos.

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lobo, M. S. de C., Lins, M. P. E., Silva, A. C. M. da, & Fiszman, R. (2010). Avaliação de desempenho e integração docente-assistencial nos hospitais universitários . Revista De Saúde Pública, 44(4), 581-590. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000400001