Análise conceitual de turismo
para a sua visão ontológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405Palavras-chave:
Turismo, Conceito, Ser, Ôntico, OntológicoResumo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante.
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