Impacto do título de “Cidade Criativa da Gastronomia” para a marca de Florianópolis, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35p16-37

Palavras-chave:

Cidades Criativas, Turismo, UNESCO, Gastronomia, Florianópolis

Resumo

O conceito da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) tem sido foco de algumas investigações e surge com a missão de desenvolver a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável, estando esta constantemente relacionada ao aperfeiçoamento da imagem e da marca das cidades. Fazer parte da Rede permite às cidades obterem vantagens competitivas e associações benéficas para o destino. A gastronomia, por sua vez, contribui para a valorização da cultura local, um fator determinante e possibilitador para o turismo. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a importância do título “Cidade Criativa da Gastronomia”, chancelado pela UNESCO, para o turismo na cidade de Florianópolis na percepção das entidades envolvidas com a obtenção do título. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza básica com objetivo exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e documental e as entrevistas foram realizadas a partir de perguntas semiestruturadas com representantes de entidades do Grupo Gestor de Florianópolis. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e observou-se que a gastronomia constitui um ativo econômico, motivacional e de atração turística relevante, beneficiando o desenvolvimento de toda região e consolidando a importância da marca para o destino.

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Biografia do Autor

  • Andreza de Matos, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutoranda em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí.

  • Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente nos Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria e em Administração da Universidade do Vale do Itajaí

  • Marcos Arnhold Junior, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente no Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria e dos Bacharelados em Turismo e Hotelaria; e Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí

  • Rodolfo Wendhausen Krause, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente no Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí

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2024-08-12

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Artigos e Ensaios

Como Citar

MATOS, Andreza de; LIMBERGER, Pablo Flôres; ARNHOLD JUNIOR, Marcos; KRAUSE, Rodolfo Wendhausen. Impacto do título de “Cidade Criativa da Gastronomia” para a marca de Florianópolis, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 35, p. 16–37, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v35p16-37. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/215635.. Acesso em: 18 nov. 2024.

Dados de financiamento