Impacto do título de “Cidade Criativa da Gastronomia” para a marca de Florianópolis, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35p16-37Palavras-chave:
Cidades Criativas, Turismo, UNESCO, Gastronomia, FlorianópolisResumo
O conceito da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) tem sido foco de algumas investigações e surge com a missão de desenvolver a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável, estando esta constantemente relacionada ao aperfeiçoamento da imagem e da marca das cidades. Fazer parte da Rede permite às cidades obterem vantagens competitivas e associações benéficas para o destino. A gastronomia, por sua vez, contribui para a valorização da cultura local, um fator determinante e possibilitador para o turismo. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a importância do título “Cidade Criativa da Gastronomia”, chancelado pela UNESCO, para o turismo na cidade de Florianópolis na percepção das entidades envolvidas com a obtenção do título. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza básica com objetivo exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e documental e as entrevistas foram realizadas a partir de perguntas semiestruturadas com representantes de entidades do Grupo Gestor de Florianópolis. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e observou-se que a gastronomia constitui um ativo econômico, motivacional e de atração turística relevante, beneficiando o desenvolvimento de toda região e consolidando a importância da marca para o destino.
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