Percepção da qualidade do serviço público na intenção de recomendação de um destino turístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v36pe025009Palavras-chave:
Serviços públicos, Turismo, Políticas públicasResumo
O mercado turístico promove a busca por melhorias em serviços públicos que tenham alto fator de impacto na experiência do visitante em um local. Tais serviços apresentam diversidade de formas, objetivos e público-alvo e, em seu cerne, são serviços públicos cujos principais usuários são os residentes do local. Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a avaliação de serviços públicos por turistas e a recomendação de um destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em uma pesquisa com uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário estruturado para avaliar diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo, além de uma variável para mensurar a recomendação do destino visitado. Por meio da aplicação da modelagem de equações estruturais (MEE) baseada em mínimos quadrados parciais (PLS), o resultado obtido indicou um impacto positivo, com intensidade moderada, entre a avaliação dos serviços públicos e a recomendação. Os resultados também apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais achados evidenciam a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral.
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