Percepção da qualidade do serviço público na intenção de recomendação de um destino turístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v36pe025009

Palavras-chave:

Serviços públicos, Turismo, Políticas públicas

Resumo

O mercado turístico promove a busca por melhorias em serviços públicos que tenham alto fator de impacto na experiência do visitante em um local. Tais serviços apresentam diversidade de formas, objetivos e público-alvo e, em seu cerne, são serviços públicos cujos principais usuários são os residentes do local. Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a avaliação de serviços públicos por turistas e a recomendação de um destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em uma pesquisa com uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário estruturado para avaliar diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo, além de uma variável para mensurar a recomendação do destino visitado. Por meio da aplicação da modelagem de equações estruturais (MEE) baseada em mínimos quadrados parciais (PLS), o resultado obtido indicou um impacto positivo, com intensidade moderada, entre a avaliação dos serviços públicos e a recomendação. Os resultados também apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais achados evidenciam a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Leal, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor Associado do Departamento de Hotelaria e Turismo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (PPHTur/UFPE). É Bacharel em Turismo (1999) com MBA em Administração de Marketing de Serviços (2004) pela UFPE, Mestre em Turismo (2001) pela Universidade James Cook - Austrália, Doutor em Turismo (2009) pela Universidade de Surrey - Inglaterra, e realizou pesquisa pós-doutoral (2013-4) na Breda University of Applied Sciences - Holanda. É Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). Foi Diretor Acadêmico da Anptur, Diretor da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (Abratur), Secretário da Association For Tourism In Higher Education (Associação Britânica para a Educação Superior em Turismo), Diretor de Turismo de Ipojuca/Porto de Galinhas, Professor Adjunto da UFRN e professor de diversas instituições particulares de ensino superior em Pernambuco. 

  • Júlio Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização (Pós-Graduação) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialização (Pós-Graduação) em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Adjunto do Curso de Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Graduação em Administração da UFPE (Recife-PE). Professor Permanentes dos Curso de Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPHTur/UFPE Recife) e Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE Caruarú). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq " Innovativeness: Grupo de Pesquisa em Inovação e Operações Sustentáveis". Avaliador de 34 Periódicos Nacionais e Internacionais. Scientific Board of the Iberoamerican Journal of Competitive Intelligence (IJCI). Member Editorial Board of the International Journal of Social and Educational Sciences (USBED), Turkey. Editorial Board of Sustainable Consumption in Journal Frontiers in Sustainability (Frontiers Publisher), Switzerland. Member Editorial Board of the ESG Studies Review Journal. Scientific Committee of the International Multidisciplinary Conference on Recent Trends in Environmental Science and Management (IMCRTESM 2021), Índia. Com experiência de 24 anos como Gestor de Empresas e com Pesquisas na área de Administração, Turismo, Inovação de Produto e Processo, Inovação de Serviços, Smart City, Gestão de Projetos, Sustentabilidade Socioambiental e Métodos Quantitativos. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC/INEP). Possui Publicações: 155 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 08 Livros Organizados; 36 Capítulos de Livros; 167 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais); 9 Resumos Expandidos em Congressos; 218 Trabalhos Técnicos; 26 Casos de ensinos em periódicos e eventos. 

  • Kevin Corcino, Universidade Federal de Campina Grande

    Professor(a) Adjunto(a) da Unidade Acadêmica de Gestão Pública da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

22-08-2025

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEAL, Sérgio; GUIMARÃES, Júlio; CORCINO, Kevin. Percepção da qualidade do serviço público na intenção de recomendação de um destino turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 36, p. e025009, 2025. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v36pe025009. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/232888.. Acesso em: 28 dez. 2025.