Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global

Autores

  • Emerson José Sena da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51

Palavras-chave:

turismo religioso, oportunidades de negócio, festas religiosas, perspectiva global e local.

Resumo

O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emerson José Sena da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora.
    Antropólogo, doutor em Ciência da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, e professor (Faculdade Machado Sobrinho, Faculdade do Sudeste Mineiro - Juiz de Fora. MG). Publicou os livros Por uma sociologia do turismo (Porto Alegre: Zouck, 2007), e Apresentação de trabalhos acadêmicos, em co-autoria com José Maria (Petrópolis: Vozes, 2007). Co-organizou e é co-autor (com Reinaldo Dias) do livro Turismo religioso: ensaios e reflexões (Campinas: Alínea, 2003). Pesquisa, na área de Ciências Sociais, o turismo "religioso", as religiosidades católico carismáticas e as terapêuticas "religiosas".

Downloads

Publicado

2007-05-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVEIRA, Emerson José Sena da. Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 1, p. 33–51, 2007. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/62606.. Acesso em: 20 maio. 2024.