Marketing de relacionamento: um estudo em pousadas de Marechal Floriano - ES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p325-353Palavras-chave:
turismo, pousadas, serviços, marketing de relacionamento.Resumo
O setor de turismo teve um grande crescimento nas últimas décadas, evidenciado pelo aumento na participação relativa no setor de serviços. Os setores de turismo e serviços tornaram-se mais competitivos, e diante deste cenário, um elemento que pode ser visto como estratégico para a fidelização de clientes é o marketing de relacionamento, que busca implantar ações no sentido de personalizar as relações com os clientes. Neste trabalho são identificadas as ações de marketing de relacionamento, que as pousadas estão utilizando junto a seus clientes. O universo da presente pesquisa é formado pelas pousadas do município de Marechal Floriano, cujos sujeitos da pesquisa foram seus dirigentes. Para obtenção de dados, optou-se pela amostra não-probabilística intencional, constituída de 03 pousadas e sendo entrevistados os dirigentes, obtendo informações acerca das ações de marketing de relacionamento empreendidas. A pesquisa revelou que as principais ações de marketing de relacionamento são: o atendimento cordial; contato com os clientes por telefone para comunicar eventos; adoção de banco de dados e estabelecimento de parcerias com empresas vizinhas.Downloads
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