Turismo e Produção do Espaço na Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p654-675Palavras-chave:
Turismo, Produção do Espaço, Lazer.Resumo
Turismo é uma atividade que deve ser considerada em toda sua complexidade e contradição já que se trata, ao mesmo tempo, de uma atividade econômica assentada em um sistema de mercado capitalista, e por isso, sujeito aos seus efeitos; e uma prática social. Enquanto atividade econômica, o turismo se encontra no bojo do empreendedorismo urbano que vê na atividade um aporte ao crescimento econômico escondido sob os aspectos ideológicos do desenvolvimento. Este trabalho propõe uma análise e uma reflexão sobre as estratégias do capital para promover a (re) produção do espaço na cidade do Rio de Janeiro e sua transformação em lugar turístico visando a sua reprodução a partir da criação de espaços específicos para usos destinados ao lazer. Nesta direção, o turismo como aporte ao desenvolvimento aparece impregnado de aspectos ideológicos e, portanto, limitado à construção de espaços desiguais, já que assentado em um sistema de mercado que tem em sua essência a produção de desigualdades. A área de análise é a zona portuária do Rio de Janeiro que passa atualmente por intenso processo de (re) estruturação urbana e paisagística, a fim de atender as necessidades de reinserção da cidade nos atuais circuitos internacionais do capital, aproveitando o bojo dos megaeventos esportivos. Para realizar este trabalho, fizemos algumas visitas na zona portuária para produção das imagens e observações empíricas, bem como algumas entrevistas no morro da Providência a fim de investigar os desdobramentos da iniciativa do governo na vida cotidiana de seus moradores, de transformar a área do porto em área turística.
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