¡Bebí “caldo de mocotó” y me volví fuerte! Proceso de desarrollo de recursos estratégicos en un restaurante gastronómico

Autores/as

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695

Palabras clave:

Recursos estratégicos, Teoría de recursos, Restaurante

Resumen

Entender los orígenes de la ventaja competitiva de las empresas es fundamental para su manutención en el mercado. Una de las más importantes teorías para explanar la ventaja competitiva de las empresas es la Resource-Based View (RBV) que dice que los recursos estratégicos son la principal razón para el superior rendimiento de las empresas. El objetivo de este trabajo es hacer un análisis del proceso de desarrollo y/o de adquisición de estos en un restaurante gastronómico brasileño. Se trata de un estudio de caso en el restaurante “Mocotó”, y para la recolección de datos se utilizó de entrevistas, análisis de documentación, vídeos y fotos. La metodología empelada ha sido el análisis del contenido con la ayuda del Atlas.ti. Los resultados apuntan que los principales recursos estratégicos son la cultura de la organización, red de relaciones y la capacidad de innovación y creación del nuevo chef de cocina que han sido desarrollados internamente.

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Biografía del autor/a

  • Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.
  • Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences - University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado - University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 - dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 - setembro, 2001) e (abril, 2006 - março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 - 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-2014). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial. Membro da Strategic Mnagement Society e da Academy of International Business.
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Atualmente é Professora Adjunta do curso de Administração e vice-coordena do Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) - mestrado acadêmico interdisciplinar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012- bolsista CAPES), mestrado (2006- bolsista) e graduação (2002) em Administração (UFPE). É professora do mestrado acadêmico em Cognição, Tecnologia e Instituições da UFERSA. Esteve na coordenação da especialização em Gestão Estratégica de Serviços (2015-2016) e na graduação em Administração (UFERSA) entre 2012 e 2014. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de livro (EdUFMT), artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business), GESPET, Strategic Management Society, SEMEAD e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Revista de Administração de Empresas (RAE), Gestão & Regionalidade, Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, Gestão & Planejamento, Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista FAROL e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing. 

Publicado

2016-12-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SALAZAR, Viviane Santos; MORAES, Walter Fernando Araújo de; LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira. ¡Bebí “caldo de mocotó” y me volví fuerte! Proceso de desarrollo de recursos estratégicos en un restaurante gastronómico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 668–695, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/116549.. Acesso em: 26 jul. 2024.