Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63Palabras clave:
comportamento do consumidor em serviços, sistemas de entrega de serviços, canais de entrega, distribuição.Resumen
Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.Descargas
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Publicado
2008-05-01
Número
Sección
Artículos
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Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
BRASIL, Vinícius Sittoni. Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p43-63. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14141.. Acesso em: 17 jun. 2024.