Divisão dos estados brasileiros em grupos homogêneos segundo estatísticas do setor turístico e do produto interno bruto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p25-34Palabras clave:
indicadores do turismo, tipologia de Estados, análise multivariada, análise de agrupamento.Resumen
O turismo é uma atividade que abrange vários setores e atores da economia e, contribui no desenvolvimento sócio-econômico das regiões onde se instala. A fim de caracterizar os 27 Estados brasileiros com relação às informações do produto interno bruto (PIB) e do setor turístico, realizou-se uma análise de agrupamento, segundo o método hierárquico aglomerativo da Ligação Completa, considerando 16 variáveis. O resultado foi: grupo 1 com 22 Estados e as menores médias; grupo 2 com três Estados e o maior número de transportadoras turísticas; grupo 3 com o Estado do Rio de Janeiro e as segundas melhores médias e; grupo 4 com o Estado de São Paulo e as maiores médias. Esta análise possibilitou a formação de grupos de Estados brasileiros com alto grau de homogeneidade intragrupo e heterogeneidade intergrupo. Recomenda-se a análise de agrupamento com variáveis do âmbito turístico para distinguir regiões e nortear ações no setor.Descargas
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Publicado
2009-04-01
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
GIANNOTTI, Juliana Di Giorgio; SOUZA, Tania Mara Melquiades de. Divisão dos estados brasileiros em grupos homogêneos segundo estatísticas do setor turístico e do produto interno bruto. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 25–34, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i1p25-34. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14170.. Acesso em: 13 sep. 2024.