Turismo e inovação em espaços rurais: estudo de caso da rede européia de turismo de aldeia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p35-47Palabras clave:
inovação, redes, turismo rural, Europa.Resumen
O comportamento do consumidor em turismo tem vindo a alterar-se intensamente levando ao desenvolvimento de um mercado mais especializado e sofisticado centrado nas actividades específicas que podem ser desenvolvidas a nível local. Neste contexto, os espaços rurais têm um apelo especial para os turistas por causa da mística ligada ao mundo rural e às características culturais, históricas, éticas e geográficas específicas destas áreas. As empresas turísticas em espaço rural são na sua maioria micro-empresas e PME's. O fenómeno da globalização criou uma grande pressão nas pequenas e médias empresas que apresentam dificuldade em formar unicidade num destino e em distribuir os seus produtos de uma forma abrangente. Assim, têm surgido nos últimos anos novas formas de interação entre os diferentes stakeholders, incluindo actores tanto do sector público como privado, assim como as populações locais, em que todos juntam esforços para o desenvolvimento e implementação de redes em destinos turísticos. Consequentemente, a construção de parcerias e a aplicação de acções e estratégias de marketing em conjunto podem reduzir o isolamento dos pequenos negócios permitindo o uso dos recursos de uma forma mais eficaz. No entanto, existe pouca literatura a evidenciar que a integração das PME's que operam no sector do turismo em redes possa ser usado como um factor de inovação que contribui para o desenvolvimento local. Neste artigo apresentamos um case study sobre os efeitos induzidos ao nível de inovação com a implementação de uma Rede Europeia de Turismo de Aldeia, em cinco regiões europeias.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-04-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
RODRIGUES, Apolónia; RODRIGUES, Áurea. Turismo e inovação em espaços rurais: estudo de caso da rede européia de turismo de aldeia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 35–47, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i1p35-47. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14171.. Acesso em: 15 may. 2024.