A animação sociocultural e a formação profissional em turismo: reflexões sobre a animação turística

Autores/as

  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cleide Aparecida Gonçalves de Sousa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p369-387

Palabras clave:

animação sociocultural, turismo, animação turística, formação profissional

Resumen

O presente texto traz alguns pontos-chave que são característicos das atuais discussões sobre a Animação Sociocultural, e tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre a mesma e também discutir elementos para se observar a experiência turística. A importância dessas idéias reside na necessidade de ampliar os debates sobre a Animação Sociocultural, buscando um repensar sobre a Animação Turística. Para tal intuito, utilizou-se pesquisa bibliográfica tendo como temas centrais a Animação Sociocultural, o Turismo e a Formação Profissional em Turismo. Ao final, espera-se que a proposta de articular a Animação Sociocultural e a Animação Turística não fragmente a Animação Sociocultural, mas sim incentive outros campos do saber a fornecer mais subsídios para a configuração da própria.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre e Especialista em Lazer pela UFMG. Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva.
  • Cleide Aparecida Gonçalves de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre e Especialista em Lazer pela UFMG. Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Publicado

2009-08-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

LACERDA, Leonardo Lincoln Leite de; SOUSA, Cleide Aparecida Gonçalves de. A animação sociocultural e a formação profissional em turismo: reflexões sobre a animação turística. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 2, p. 369–387, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i2p369-387. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14190.. Acesso em: 2 jul. 2024.