Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189Palabras clave:
redes sociais, capital social, empreendedorismo, turismo.Resumen
Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
DUCCI, Norma Pimenta Cirilo; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 165–189, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14211.. Acesso em: 24 may. 2024.