Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p421-436Palabras clave:
turismo, ensino de história, patrimônio cultural, memória, narrativas.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as intersecções do Ensino de História na Educação Fundamental desenvolvida nos anos de 2005 a 2008 na Rede Municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina, a partir de narrativas escritas por estudantes das 7ª e 8ª séries. As análises dessas narrativas foram feitas a partir da Análise do Discurso, AD, com tradição francesa, e evidenciaram tipologias discursivas, entre elas os discursos Histórico e Turístico como marcas nos enunciados dos adolescentes e como essas duas grandes áreas do conhecimento podem potencializar as interpretações locais e incentivar sentimentos como pertencimento, identidade e alteridade - importantes não apenas para os objetivos da História ensinada, mas também para construir desejos e potencialidades de um Turismo mais cultural.Descargas
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Publicado
2010-08-01
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 421–436, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p421-436. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14224.. Acesso em: 17 jul. 2024.