A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p445-469Palabras clave:
comportamento do consumidor, imagem, cidade de São Paulo.Resumen
Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou a lista de atributos que compõem a imagem do destino. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características presentes em outras metrópoles, o que acaba por não lhe conferir um diferencial competitivo. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar a cidade.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
FIGUEIRÊDO, Aline Alves; MAYER, Verônica Feder. A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 445–469, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p445-469. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14227.. Acesso em: 20 may. 2024.