Estratégias intersetoriais no desenvolvimento do turismo de natureza: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p567-593Palabras clave:
estratégias intersetoriais, turismo de natureza, competitividade.Resumen
O turismo de natureza pelas suas características e, em especial, pela sua dependência da conservação ambiental, encontra dificuldades em sobreviver sem a cooperação entre os setores público, privado e terceiro setor. Por isso, o objetivo deste estudo foi analisar como as parcerias intersetoriais podem contribuir, estrategicamente, com a competitividade das organizações que atuam no segmento do turismo de natureza, nos municípios de Blumenau, Pomerode e Gaspar, inseridos na Região de Blumenau (SC). O método adotado foi o da pesquisa qualitativa com a metodologia exploratória. Os procedimentos de coletas de dados envolveram a realização de entrevista semiestruturada e a análise documental. No cenário estudado foi observado que as estratégias intersetoriais são incipientes e, não contribuem diretamente com o desenvolvimento do turismo de natureza. No entanto, existe uma percepção de que a articulação entre os setores pode representar um meio para alavancar e fortalecer este segmento turístico.Descargas
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Publicado
2010-12-01
Número
Sección
Artículos
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Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
GORNI, Patrícia Monteiro; DREHER, Marialva Tomio. Estratégias intersetoriais no desenvolvimento do turismo de natureza: desafios e perspectivas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 3, p. 567–593, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i3p567-593. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14232.. Acesso em: 26 dec. 2024.