Turismo como fenômeno humano: princípios para pensar a ecossocioeconomia do turismo e sua prática sob a denominação turismo comunitário

Autores/as

  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i2p148-165

Palabras clave:

sociologia do turismo, política de turismo, critérios de racionalidade, ecodesenvolvimento.

Resumen

A temática do turismo tem sido estudada, sobretudo, sob a ótica das Ciências Sociais aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das Ciências Ambientais, este trabalho objetiva discutir as dimensões histórica, econômico-administrativa, filosófico-social-política e ambiental do Turismo, entendendo-o como um fenômeno humano. O texto sugere a necessidade de se incorporarem ao debate científico tipos de racionalidade que não compartilham com a racionalidade utilitarista que, por sua vez, pode ser vista como indutora de impactos destrutivos do turismo junto às comunidades receptoras.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Pós-doutor em Ecossocioeconomia, pela Universidad Austral de Chile (UACh). Professor dos Programas de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Coordenador do Instituto LaGOE - Laboratório de Gestão de Organizações que promovem o Ecodesenvolvimento, com sede em Curitiba. Pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Publicado

2007-11-18

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Turismo como fenômeno humano: princípios para pensar a ecossocioeconomia do turismo e sua prática sob a denominação turismo comunitário. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 2, p. 148–165, 2007. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v18i2p148-165. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/62595.. Acesso em: 10 may. 2024.