Ensaio sociológico sobre o fenômeno do lazer em Karl Marx e Paul Lafargue
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p150-165Palabras clave:
marxismo e o fenômeno do turismo, capital e turismo, lazer e os modos de produção, historiografia marxista do turismo.Resumen
Este artigo reflete uma nova epistemologia para o fenômeno do turismo e propõe rever a historiografia atual, usando para isso o referencial teórico do materialismo histórico e dialético; busca nas obras de Karl Marx e Paul Lafargue, e com a ajuda de alguns intérpretes, as sinalizações das categorias trabalho e não trabalho; compreende o desenvolvimento do lazer por meio da história dos meios de produção, o que significa entender o fenômeno ontologicamente, como princípio da humanidade dado pelo capital, elemento explicativo da vida.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2004-11-13
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
SANTOS FILHO, João. Ensaio sociológico sobre o fenômeno do lazer em Karl Marx e Paul Lafargue. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 150–165, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p150-165. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/62664.. Acesso em: 1 jun. 2024.